Haas espera definição de vagas da F1 2025 até fim de maio: “Temos de estar atentos”

Ayao Komatsu afirmou que a Haas precisa ser "proativa" no mercado de pilotos da Fórmula 1 se quiser garantir uma boa dupla para 2025

Se dentro das pistas a Fórmula 1 2024 está pouco movimentada e não apresenta nenhuma novidade, o mesmo não pode ser dito dos bastidores da categoria. O mercado de pilotos está a todo vapor, e Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas, acredita que boa parte das vagas que ainda estão disponíveis para 2025 serão preenchidas antes mesmo do fim de maio.

Piloto do time norte-americano desde o ano passado, Nico Hülkenberg virou notícia na última quarta-feira (23), quando veículos de imprensa da Alemanha deram como certo o acordo entre o experiente colega de Kevin Magnussen e a Audi, que vai ingressar no grid da F1 em 2026. Assim como o alemão, outros 11 pilotos ainda não possuem acordo com nenhuma equipe para o próximo ano, ao mesmo tempo em que Red Bull, Mercedes, RB (Visa Cash App RB), Williams, Alpine e Sauber também não definiram suas respectivas duplas.

Normalmente, a chamada silly season só costuma engrenar de vez no segundo semestre, mas o oposto está acontecendo em 2024. De acordo com Komatsu — que preferiu não citar nomes —, há uma responsável por toda agitação.

“Obviamente, há uma equipe que está realmente se esforçando para fazer esse mercado de pilotos avançar rapidamente, certo?”, questionou o dirigente em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365.

Nico Hülkenberg virou alvo da Audi e pode deixar a Haas em 2025 (Foto: Haas F1 Team)

No atual ritmo, o japonês espera que muita coisa seja definida já no próximo mês. “É difícil dizer. Nos próximos dois meses, talvez. No final de maio, acho que a maioria dos pilotos já terá contrato [para a próxima temporada]. Essas são as minhas expectativas”, continuou, antes de afirmar que a Haas também precisa agir rápido se quiser garantir uma boa escalação para 2025.

“Esse é o mercado, não é? Se você não fizer nada nesse período, todos vão assinar um contrato [com outras equipes]”, apontou. “É claro que todos estão ativos agora, mas qual é o momento certo? Honestamente, para alguns pilotos pode ser esta semana ou na próxima. Para outros, talvez seja apenas na perna europeia [da temporada]”, explicou Komatsu.

No cargo de chefe da Haas desde o início de janeiro, quando ocupou a vaga deixada por Guenther Steiner, Ayao admitu que “com certeza” está gostando da nova função, e ainda descreveu um pouco sobre a sua maneira de agir em situações importantes como, por exemplo, na contratação de pilotos.

“Sou proativo. Você tem de ser proativo nesses casos. Se você não for proativo, você simplesmente perde. Você tem de estar atento ao mercado, você tem de fazer o melhor que puder. Estou tentando fazer o melhor que posso com toda a ajuda que puder conseguir”, enfatizou o mandatário.

Ayao Komatsu explicou posicionamento da Haas no mercado (Foto: LAT/Haas)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Por causa de minha formação técnica, sei do que precisamos. Especialmente se você olhar para a equipe, como somos, que tipo de capacidade temos ou não — isso define qual tipo de piloto precisamos e qual tipo de combinação de pilotos precisamos. Então, desse lado, acho que nosso objetivo está razoavelmente claro”, finalizou o comandante da Haas.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.